Como descobrimos descontos indevidos

descontos-indevidos

Uma empresa da área de saúde nos contratou para ajudar a realizar o cálculo de comissão dos médicos orçamentistas e, se possível, automatizá-lo. O problema era que as contas não batiam. No sistema o valor era um, mas os médicos contestavam com outro valor.

Em uma análise prévia, foi identificado que o sistema passava o valor da soma das parcelas, que era o valor da venda dividido pelo número de parcelas, sem adição de taxa ou juros mensais. Já os orçamentistas utilizavam o valor do fechamento das vendas que eles anotavam em uma planilha para controle. A pergunta que ficou foi: se o valor do fechamento da venda é igual a soma das parcelas, por que há esta diferença?

Para responder a pegunta, foi necessário fazer um ETL: Localizar os dados no banco de dados, tratá-los e carregar me um dataframe para fazer a manipulação. Com os dados em mãos, foi somado o valor das parcelas para obter o valor total, cruzando o número da parcela com o valor da venda, filtrando os valores que não fossem iguais ao valor da venda.

Com tal verificação, detectamos vendas sem parcelas, parcelas sem vendas e parcelas com o valor menor do que o valor devido.

O que estava acontecendo era que, após o fechamento da venda pela orçamentista, ocorria uma negociação pós-venda via balcão. Nesta negociação ocorriam: cancelamento de tratamentos, troca de procedimentos e descontos. E, como o sistema não permitia que fosse alterado o valor da venda fechada, os colaboradores alteravam ou excluíam os valores, datas de vencimentos e números das parcelas para acatar tais negociações.

Após levantar e informar este problema, tornou-se possível realizar uma automação que pegava os dados das vendas, calculava a comissão e salvava uma planilha em uma pasta do Google Driver. A planilha tinha abas para a comissão calculada, vendas feitas, parcelas e reportava também as alterações e o nome do colaborador que as fez. Assim facilitou e poupou tempo em cálculos, soluções em conflitos e conferência.

Muitas vezes as empresas possuem sistemas engessados, mau projetados e desatualizados ou falta de treinamento apropriado para utilizá-los, o que causa problemas ou dificuldades no dia a dia. Se fazendo necessário a contratação de profissionais que ajudem a obter estes dados, analisá-los e transformá-los em informações possibilitando a tomada de decisão com base neles.

Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber novidades!